quinta-feira, 24 de maio de 2007

Japão propõe manutenção do protocolo de Kyoto

O Japão pediu nesta quinta-feira a redução pela metade das emissões de gases do efeito estufa para antes de 2050 no mundo com o objetivo de combater o aquecimento global e assegurar a continuação do protocolo de Kyoto, que expirará em 2012.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apresentou esta proposta batizada "Cool earth 50" (Esfriar a Terra 50, em inglês) em um fórum asiático em Tóquio, antes de levá-la à cúpula do G8 que será realizada de 6 a 8 de junho em Heiligendamm (Alemanha).
"Chegou a hora de agir. Se não, como poderemos cumprir nossas responsabilidades para com as futuras gerações?", se perguntou Abe antes de ressaltar que as provas do aquecimento global são irrefutáveis. "O Japão exortará fortemente todos os países do mundo a alcançar um amplo consenso em torno de um objetivo a longo prazo de reduzir pela metade as emissões até 2050 e as maneiras de atingi-lo", prosseguiu Abe.

O protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005, prevê uma redução dos gases do efeito estufa, principais responsáveis pelo aquecimento climático. Mas os Estados Unidos, responsável pela terça parte destas emissões, e China, se negaram a ratificá-lo.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: