quinta-feira, 24 de maio de 2007

Obesidade pode agravar problemas asmáticos

A obesidade, que causa diabetes e problemas cardiovasculares, também agrava os problemas asmáticos, diz um estudo divulgado nesta quarta-feira na Conferência Internacional da Sociedade Torácica dos Estados Unidos, realizada em São Francisco.

Médicos do Hospital Emory Crawford Long, da Geórgia, disseram que um estudo realizado com 3 mil adultos asmáticos constatou que, nos mais obesos, a doença tinha dimensões graves e muito mais persistentes. O problema é especialmente relevante nos Estados Unidos, onde a obesidade se tornou "uma epidemia" e uma pesada carga econômica para os serviços de saúde.
Segundo o pesquisador Brian Taylor, em uma população de pouco mais de 300 milhões de americanos, "aproximadamente 65% dos adultos com mais de 18 anos têm excesso de peso ou são obesos". "De forma paralela à epidemia de obesidade, foi registrado um aumento substancial na incidência de asma", declarou. Taylor disse que a análise demonstrou que mais de 66% dos obesos afirmaram que sofriam contínuos problemas causados pela asma. Além disso, 36% tinham mais probabilidades de faltar ao trabalho por causa da persistência dos sintomas, em comparação às pessoas com peso normal. "Também notamos que, em geral, os pacientes obesos tinham um menor nível de educação, estavam desempregados ou eram afro-americanos", declarou Taylor.

No entanto, Fernando Holguín, professor auxiliar de medicina pulmonar da Escola de Medicina da Universidade de Emory, disse que não se pôde determinar a relação exata entre a obesidade e a asma. "É possível que a redução da atividade física causada pela asma possa levar a um aumento de peso", declarou Holguín.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: