quinta-feira, 31 de maio de 2007

Londres quer etiqueta que mostre impacto ambiental

O Governo britânico pretende iniciar um novo sistema de etiquetagem dos produtos à venda no Reino Unido para alertar o consumidor sobre o impacto ambiental que tiverem. Da mesma forma que os produtos alimentícios mostram nas embalagens os ingredientes e alertam o comprador sobre os níveis de sal, açúcar e gorduras, com a nova rotulagem deve indicar a quantidade de CO2 empregada na fabricação de cada mercadoria.

Para ressaltar o quanto cada produto respeita o meio ambiente, seriam utilizadas cores: do vermelho para advertir sobre os altamente nocivos até o verde para os produtos cujo impacto é muito baixo. A iniciativa, apresentada hoje pelo secretário de Meio Ambiente britânico, Ian Pearson, será a primeira do tipo no mundo. As grandes redes de supermercados britânicas, como Tesco, Marks & Spencer e BT, trabalharão com pesquisadores e especialistas em meio ambiente para decidir como serão medidas as emissões "no ciclo de vida" do produto, desde o momento da fabricação até o empacotamento, distribuição e venda do produto.

A Carbon Trust, encarregada de assessorar as empresas para reduzir emissões de carbono, e o Ministério do Meio Ambiente britânico projetarão o novo sistema de etiquetagem. Os novos rótulos também alertarão sobre os produtos que contêm excesso de plástico nas embalagens e não possam ser reciclados.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: