O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, na última sexta-feira (27), edital para seleção de projetos voltados à Divulgação Científica, Tecnológica e de Inovação na Amazônia.
A iniciativa está relacionada aos resultados de pesquisas no âmbito do Subprograma de Ciência e Tecnologia – SPC&T – Fases I e II do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), bem como outros resultados dos grupos de pesquisa apoiados pelo SPC&T. Os projetos a serem apresentados devem estar relacionados com pelo menos um dos temas: a) recursos pesqueiros e organismos aquáticos; b) recuperação de áreas degradadas; c) produtos madeireiros e não-madeireiros. Serão incentivadas parcerias com os setores públicos e privados, com ou sem fins lucrativos.
O público-alvo abrange população local, instituições de ensino formal e não-formal (professores, extensionistas, monitores), instituições de públicos específicos (associações, sindicatos, cooperativas), gestores públicos e tomadores de decisão da região amazônica.As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de R$ 640 mil, provenientes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), do Fundo Fiduciário de Florestas Tropicais e de contrapartida do governo do Brasil. Esses recursos destinam-se a pagamento de custeio, capital e bolsas e serão liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq, mediante repasse de recursos pelo MCT, a partir do mês de agosto deste ano.O valor máximo de cada proposta será de R$ 80 mil. Caso a solicitação ultrapasse o limite estabelecido, a proposta será desclassificada. Para participar da seleção, as propostas devem ser apresentadas em forma de projetos e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas on-line, disponível no endereço http://efomento.cnpq.br/efomento.
A data-limite para submissão das propostas no formulário eletrônico é dia 11 de junho, e para o envio da documentação complementar, dia 13 de junho. A divulgação dos resultados sai a partir de 6 de julho, com início da contratação dos projetos no dia 2 de agosto.
Informações sobre as pesquisas já realizadas e em andamento no âmbito do SPC&T/PPG7 podem ser obtidas na página do MCT ou no link.
Fonte: MCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário