quinta-feira, 24 de maio de 2007

Resistência evolutiva


Pesquisadores identificam mutações que ocorrem quando uma conhecida bactéria desenvolve resistência a antibióticos. Estudo pode ajudar a entender melhor a evolução na resistência dos microrganismos em ambiente hospitalar (foto: Pnas)


Em estudo agora divulgado, um grupo de cientistas nos Estados Unidos relata ter conseguido identificar as mutações que ocorrem quando uma conhecida bactéria desenvolve resistência a fortes antibióticos.

No trabalho, a equipe liderada por Michael Mwangi, da Universidade de Cornell, analisou séries de seis amostras obtidas de um paciente em um período de três meses até a morte por infecção pela bactéria Staphylococcus aureus. Os resultados da pesquisa serão publicados esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas). Uma das espécies mais comuns do gênero Staphylococcus, a S. aureus é um patógeno em potencial, agente freqüente em infecções piogênicas (que produzem pus), localizadas na pele ou em regiões mais profundas.

Após seqüenciarem o DNA das amostras colhidas no hospital, os pesquisadores conseguiram rastrear as mutações que ocorreram no genoma da bactéria. Eles identificaram que a versão final do genoma, em relação à inicial, mostrou-se diferente em 35 pontos de mutação – locais em que bases únicas de DNA foram apagadas, inseridas ou substituídas. Em seguida, os cientistas relacionaram as mutações – à medida que elas se acumulavam no DNA – com o aumento na resistência aos antibióticos rifampicina, oxalicina e vancomicina, usados em casos graves de infecção.

Segundo o estudo, as mutações individuais fizeram com que as bactérias ligassem ou desligassem sensores moleculares e aumentassem a produção de proteínas que fazem com que elas sobrevivam aos efeitos das drogas. Os autores afirmam esperar que os resultados da pesquisa possam ser usados para aumentar o conhecimento a respeito de como a resistência a antibióticos evolui em um ambiente hospitalar. O artigo Tracking in Vivo evolution of multidrug resistance in Staphylococcus aureus by whole genome sequencing, de Michael M. Mwangi e outros, pode ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: