sexta-feira, 11 de maio de 2007

Segundo carregamento - ANIP retira quase 2 mil pneus da Usina de Reciclagem de Lixo

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) realizou, nesta quinta-feira, dia 10, a segunda coleta de pneus depositados no Ecoponto, local específico para esta finalidade, na Usina de Reciclagem de Lixo do Demlurb, em Nova Benfica.

Foram transportados 1.185 pneus de carro e 43 de caminhão, perfazendo um total de 1.228, e já existem cerca de 2.500 para a próxima retirada que deve acontecer no mês de junho. Na primeira retirada, no último dia 4, a ANIP levou 5.113 pneus de carros e caminhões e 174 de motocicleta. Esses pneus foram recolhidos em via pública ou deixados por empresas e borracharias na usina, depois que o Demlurb promoveu diversas campanhas educativas junto à população sobre a problemática dos pneus e o meio ambiente. Essa ação do Demlurb também está inserida dentro de uma grande campanha que vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, Defesa Civil, Secretaria de Política Urbana, Cesama, Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Secretaria de Comunicação e Qualidade, em parceria com a Gerência Regional de Saúde e Funasa para desenvolver trabalhos do Mutirão de Combate à Dengue.

O Demlurb recolhe todos os pneus (habitat propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti) jogados em terrenos baldios ou em vias públicas. Ao ser formado volume de dois mil pneus pequenos e 500 grandes, a ANIP manda recolher no Ecoponto e dá a destinação final.O gerente industrial da Usina de Reciclagem de Lixo, Luiz Carlos Masson, disse que tanto o Demlurb como a ANIP têm interesse em adotar medidas visando à prevenção e repressão da degradação do meio ambiente, de modo a dar destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. Isso visa a proporcionar o fortalecimento da luta pela conquista de melhores condições de vida e preservação do meio ambiente.Masson também explicou que, em breve, o Demlurb realizará campanha com palestras e distribuição de folhetos educativos contendo as informações básicas sobre os problemas causados por pneus inservíveis.

Muitas vezes, eles são abandonados ou dispostos de forma inadequada e acabam trazendo sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública.Para evitar o espalhamento dos pneus de forma indiscriminada por ruas, rios, córregos e encostas, Masson orienta sobre os procedimentos que as pessoas devem seguir para que o Demlurb possa recolher os pneus velhos. No caso de borracharias, transportadoras, empresas de ônibus, dentre outras, os proprietários desses estabelecimentos não devem deixar acumular grande quantidade de pneus inservíveis. Assim que for reunido um número razoável, é preciso entrar em contato imediatamente com o Demlurb, pelo telefone 3690-3507 para que seja providenciada a autorização para o descarregamento do produto no Ecoponto. Quanto aos pneus jogados nos logradouros públicos, o Demlurb os recolhe e deposita também no Ecoponto.

Processo de reciclagem

O processo de recuperação e regeneração dos pneus exige a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d’água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las. O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis, passadeiras, saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar, rodos domésticos, tiras para indústrias de estofados, buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

Fonte: Demlurb

Nenhum comentário: