Pesquisadores do Instituto ITACA da Universidade Politécnica da cidade espanhola de Valência (leste) utilizaram tecidos inteligentes, sistemas eletrônicos e programas de computador em um projeto para prevenir as doenças cardiovasculares.
A novidade foi anunciada pela principal pesquisadora do instituto, Pilar Sala, que assinalou que o trabalho faz parte do projeto europeu My Heart, que tenta aplicar as mais novas soluções tecnológicas para a promoção da saúde e a prevenção das doenças cardiovasculares com um diagnóstico precoce. O MyHeart combina a tecnologia mais avançada em campos como o dos tecidos inteligentes, dos sistemas eletrônicos integrados na roupa para o processamento de sinais, dos dispositivos de interação e comunicação entre o usuário e o profissional.
A doutora Sala indicou que foram estabelecidas cinco áreas de trabalho, que correspondem a cada um dos principais fatores de risco associados às doenças cardiovasculares.
Trata-se do CardioActive, para combater o sedentarismo; CardioSleep, para melhorar a qualidade do sono; CardioRelax, para combater o estresse; CardioBalance, para combater a obesidade e CardioSafe, para combater doenças mediante o diagnóstico precoce. O projeto, que terá quatro anos de duração, começou no dia 1º de janeiro de 2004 e conta com um orçamento total aproximado de US$ 45,5 milhões, dos quais US$ 20,8 milhões são financiados pela Comissão Européia.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário