Em sua 59ª Reunião Anual, a SBPC discute, na capital paraense, a Amazônia como desafio nacional
Após 24 anos e pela segunda vez, Belém (PA) sedia a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 8 a 13 de julho, no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar). O megaevento, sob o tema Amazônia: Desafio Nacional, vai reunir pesquisadores, professores, estudantes, profissionais liberais e interessados pela ciência de várias partes do País, além de representantes e membros de oitenta sociedades e associações científicas de diversas áreas do conhecimento.
A reunião de Belém terá várias atividades com a participação de pesquisadores renomados. Conferências, simpósios, mesas-redondas, mini-cursos, sessões de pôsteres, encontros, assembléias e sessões especiais compõem a ampla programação científica, além de concursos e entregas de prêmios e a SBPC/Jovem, direcionada para crianças e jovens. Ainda na programação haverá a Exposição de Tecnologia e Ciência (Expo T&C),que reunirá projetos de instituições e empresas que desenvolvem e apóiam a pesquisa científica. A Exposição de Tecnologia e Ciência – EXPOT&C, denominada até o ano passado de Expociência, vai inovar com um estande dos institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que desenvolvem atividades de pesquisa na região amazônica, intitulado de MCT-Amazônia. Sete institutos serão representados no estande MCT-Amazônia: o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), responsável pelo layout e pela montagem do estande, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Centro de Tecnologia Mineral (Cetem); Observatório Nacional (ON), e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Segundo o coordenador de Comunicação e Extensão do MPEG, Nelson Sanjad, o tema da SBPC "abre ensejo para uma ação coordenada do MCT, com o objetivo de expor à sociedade brasileira os investimentos e as atividades mantidas por suas unidades de pesquisa na região." Esta ação tem o apoio do cerimonial do Ministério e da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup). Jovem A reunião em Belém também traz sua versão para crianças e jovens, a SBPC Jovem, que se destina a aproximar a juventude da ciência e da cultura através de um ambiente instigante, que promova a educação da curiosidade e da imaginação. As atividades da SBPC Jovem são organizadas em três núcleos: o Atelier de Arte e Ciência, espaço lúdico com atividades para crianças de até 10 anos; o Circuito de Ciência e Cultura, voltado para a produção do conhecimento científico e cultural de jovens de 11 a 17 anos; e a Usina de Idéias, feira de ciências para demonstração de experimentos, maquetes e trabalhos científicos. Também serão realizadas inúmeras atividades voltadas ao público jovem e infantil no Museu Goeldi, no Instituto Evandro Chagas (IEC) e no Planetário do Pará (Uepa), instituições parceiras no evento.
Já teatro, música, dança e exposições terão seu espaço na SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região. Durante a Reunião algumas atividades serão transmitidas, em tempo real, pela Internet. A idéia é aumentar em grande escala o público a ser atingido diretamente pelas atividades da Reunião Anual. Para saber mais sobre o evento acesse o site da Reunião - http://www.sbpcnet.org.br/
Fonte: MCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário