A empresa petroquímica brasileira Braskem, líder latino-americana em produção de resinas, apresentou nesta quinta-feira, em São Paulo, o primeiro polietileno "verde" certificado do mundo, produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar. O Centro de Tecnologia e Inovação da companhia desenvolveu o polietileno, que acaba de ser certificado pelo laboratório multinacional Beta Analytic como produto com 100% de matéria-prima renovável.
A produção comercial em escala, segundo comentou a jornalistas o presidente da empresa, José Carlos Grubisich, será iniciada em 2009 e faz parte da "estratégia de inovação mundial" da companhia em seu compromisso para contribuir com a redução de gases. A Braskem, segunda maior companhia industrial privada de capital brasileiro, tem 18 fábricas no Brasil com capacidade anual de produção de 10 milhões de toneladas. O projeto para se conseguir o polietileno "verde" de alta densidade, utilizado para pacotes flexíveis, recebeu US$ 5 milhões em investimentos, destinados à montagem da fábrica que produzirá 200 mil toneladas por ano, além de pesquisas. "A liderança de Braskem no projeto do polietileno 'verde' confirma nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável e abre perspectivas para o Brasil em um campo onde possui vantagens competitivas naturais", apontou Grubisich.
A produção de plásticos a partir do etanol, detalhou o executivo, procura atender o mercado internacional em setores como o automotivo, empacotamento de alimentos, cosméticos e artigos de higiene pessoal, substituindo os polímeros obtidos a partir de matéria-prima não renovável.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário