quinta-feira, 28 de junho de 2007

Brasileiros: problemas ambientais são maior ameaça

Um total de 49% dos brasileiros lista a poluição e os problemas ambientais como as maiores ameaças ao mundo atual. A informação consta de um estudo recém-divulgado pelo instituto de pesquisas americano PewResearch Center.

Os entrevistados na pesquisa deveriam listar a primeira e a segunda maior ameaça ao planeta. No Brasil, a poluição e os problemas ambientais ficaram à frente de temas como a proliferação nuclear, citado por 46%, a disparidade entre ricos e pobres (43%), a aids (36%) e a intolerância religiosa e étnica (25%). O Brasil foi o País em que as preocupações com o meio ambiente registraram o maior aumento, desde a primeira grande pesquisa feita em diferentes nações pelo Pew, em 2002. Naquela ocasião, 20% julgavam o problema a maior ameaça ao planeta. No estudo feito este ano, o índice subiu para 49%.

Preocupação crescente

Outros países que também registraram aumentos significativos em relação às preocupações com o meio ambiente foram a Argentina - onde o assunto passou a ser visto como prioritário por 53%, ante 28% em 2002 - e a França, onde 52% indicaram o problema como o mais grave atual, ante 29% em 2002. Mas os que mais estão preocupados com o meio ambiente e a poluição são a Coréia do Sul, onde 77% listaram o tema como o mais importante, e a China, que recentemente ultrapassou os Estados Unidos como o maior emissor mundial de CO2 e onde a questão é prioritária para 70%. Para 49% dos brasileiros, o principal responsável pelos problemas ambientais são os Estados Unidos (49%), seguido pelo próprio Brasil (16%) e a China (6%). Um total de 34 entre 37 países consultados nessa categoria apontaram os americanos como os principais responsáveis pelo problema.

Até mesmo os americanos compartilham da percepção de que seu país é o maior agente dos danos ambientais. Um total de 33% dos habitantes do país colocam-no no topo da lista, seguido pela China, com 22%, e a Rússia, com 10%.Aumento Entre 2002 e 2005, o índice de pessoas que julgam a degradação ambiental como o maior risco para o planeta aumentou consideravelmente em 20 dos 35 países consultados pelo Pew. Mas no Oriente Médio e em diversos países em desenvolvimento, o assunto ainda permance sendo secundário. Na África, que sofre com elevados índices de contágio de Aids, a doença é considerada o maior perigo global para 87% na Tanzânia e 83% dos sul-africanos. No Líbano, que enfrenta crescentes tensões religiosas, a intolerância religiosa ou étnica é considerada o tema prioritário para 74% das pessoas consultadas. No Brasil, a pesquisa foi realizada de abril a maio deste ano entre mil pessoas. Mais de 45 mil pessoas foram ouvidas em outros 45 países e nos territórios palestinos.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: