terça-feira, 26 de junho de 2007

Evento comemora 70 anos do Parque Nacional do Itatiaia

Criado em junho de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira unidade de conservação do Brasil. Nesta quinta-feira (28), uma solenidade com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Marina Silva marcará as comemorações dos 70 anos do parque, fundado no dia 14 de junho. Na cerimônia será colocada uma placa ao lado da pedra fundamental inaugurada por Getúlio Vargas, alusiva ao septuagésimo aniversário. Também serão apresentadas as ações resultantes do "Programa 70 anos", lançado pela ministra Marina Silva, em abril do ano passado, que destinava recursos de compensação ambiental para a reestruturação da unidade de conservação.

No Itatiaia estão guardadas verdadeiras preciosidades da fauna e da flora. É um parque de cores, sons e imagens. São 365 espécies de aves como o imponente Gavião-real ou o Sanhaço frade, encontrado apenas no Itatiaia. Lá também estão presentes espécies como o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), o maior primata da América Latina, atualmente em extinção, o sapo flamenguinho (Melanophryniscus moreirae) e a onça parda. A flora também é riquíssima com espécies como a Samambaia Açu, somente encontrada no parque, ou o Palmito Juçara que corresponde a 40% da cobertura vegetal do Itatiaia, além de variadas espécies de ipês, bromélias e orquídeas. Hoje, com 30 mil hectares, o parque guarda ainda centenas de nascentes e formações rochosas como o pico das Agulhas Negras.

Para ampliar o número de 80 mil visitantes anuais e incentivar o turismo ecológico na região, o Parque Nacional do Itatiaia contará com novas exposições no centro de visitantes, totalmente revitalizado. Além da recuperação da fachada do prédio erguido nos anos 1940, o projeto prevê a instalação de terminais multimídia com as principais informações do parque, bem como uma mostra de fotografias, uma cafeteria e uma loja de souvenir. Para completar, haverá uma exposição interpretativa, jogos interativos para a educação ambiental das crianças e uma sala de montanhismo. Os abrigos de visitantes também foram reformados. Um novo folder, o "Planalto do Itatiaia", elaborado em parceria com a Federação de Montanhismo de São Paulo (Femesp), orienta a visita de turistas na parte alta do parque, contendo as principais trilhas e recomendações para caminhadas e escaladas.

A origem do nome Itatiaia é indígena. Significa "Pedra Cheia de Pontas", por causa de suas formações rochosas. O parque situa-se na parte sudoeste do estado do Rio de Janeiro e no sul de Minas, mais precisamente em dois municípios fluminenses (Resende e Itatiaia) e em três mineiros (Bocaina de Minas, Alagoa e Itamonte). Além do "Mirante do Último Adeus", outras atrações do Itatiaia são o "Lago Azul", a cachoeira "Poranga", a piscina natural do "Maromba" e as cachoeiras "ltaporani" e "Véu de Noiva". Os recursos para as obras e projetos, provenientes de compensação ambiental, totalizam R$ 3,05 milhões da Terna Participações, holding brasileira de transmissão de energia, e R$ 415 mil de Furnas. O parque também conta com parceria da Natura, Instituto Votorantim, INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e Cogumelo (madeira plástica), entre outras.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: