Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu na madrugada do dia 29 de maio uma embarcação que realizava pesca dentro da Estação Ecológica Tupinambás, em São Sebastião/SP. O barco havia saído de Bertioga e conduzia turistas de Mogi das Cruzes. Durante a operação chamada Bom Dia João II , a equipe do Ibama lotada na unidade de conservação recebeu apoio da Marinha do Brasil e da Polícia Federal.
O responsável pela Fiscalização da Esec Tupinambás no Ibama, Roberto Reis, conta que há cerca de seis meses a embarcação já havia sido autuada pelo mesmo motivo. “Por ser um crime reincidente, a multa poderá ser duplicada ou triplicada. Também existe a possibilidade do Órgão pedir o “perdimento” da embarcação, tendo em vista que a mesma já havia sido apreendida, ficando seu proprietário como fiel depositário”, explicou Reis. As multas aplicadas pelo Ibama variaram de R$ 700 a R$ 10 mil. Os autuados responderão a processo por crime ambiental e ficarão sujeitos à detenção de um a três anos, além de cumprirem penas alternativas, como a doação de equipamentos à Esec. Na operação, que durou cerca de dezesseis horas, nove pessoas foram autuadas e vários apetrechos de pesca foram apreendidos.
A estação engloba quatro ilhas, sendo uma delas a de Lages, além das ilhas de Palmas e Cabras, que pertencem a Ubatuba. Também compõem a Esec quatro ilhas e parcéis do Arquipélago dos Alcatrazes. A área protegida abrange dez quilômetros ao redor de cada ilha e lage.
Fonte: Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário