sexta-feira, 22 de junho de 2007

Londres apaga luzes em alerta contra aquecimento

As luzes das propagandas de um dos pontos mais conhecidos do centro de Londres, a praça de Piccadilly Circus, foram desligadas nesta quinta-feira pela primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial. O "apagão" faz parte de uma campanha para aumentar a conscientização dos londrinos sobre o aquecimento global.

A idéia era pedir que todos na cidade desligassem luzes não-essenciais entre 21h e 22h locais (17h e 18h, no horário de Brasília). O ministro-adjunto britânico do Meio Ambiente, Ben Bradshaw, pediu a todos os londrinos que participassem da iniciativa. Além de Piccadilly Circus, outros pontos turísticos de Londres ficaram "às escuras" nesta quinta-feira, incluindo o Palácio de Buckingham, o Parlamento e a Prefeitura. A última vez que Piccadilly Circus foi "apagada" foi em 1939, e as luzes foram religadas apenas dez anos depois. "A iluminação excessiva colabora para as mudanças climáticas, e você pode participar da campanha se estiver em Londres hoje à noite", disse Bradshaw, no Parlamento. Os organizadores dizem que, se todas as 3 milhões de residências da capital britânica desligassem suas luzes, a cidade iria deixar de poluir o ar com 380 toneladas de dióxido de carbono em apenas uma hora.

Sydney

Neste ano, os moradores de Sydney, na Austrália, participaram de iniciativa semelhante, que mobilizou 65 mil residências e 2 mil estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, incluindo a famosa Ópera, símbolo da cidade.

Fonte:BBC Brasil

Nenhum comentário: