quinta-feira, 28 de junho de 2007

Professor pede rapidez em pesquisas sobre cerrado

Um professor da Universidade de Brasília (UnB) fez uma alerta, nesta quinta, na Câmara dos Deputados, sobre a velocidade da transformação do cerrado nas duas últimas décadas e o perigo do desaparecimento do ecossistema. Márcio Pimentel, decano de pós-graduação, participou da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, informa a Agência Câmara.

O professor considera alarmante a taxa atual de desmatamento de 1,5% ao ano. Pimentel pediu rapidez no início dos trabalhos Rede de Pesquisa em Ciência e Tecnologia para Conservação e o Uso Sustentável do Cerrado, que foi lançada hoje. Ele destacou que apenas 6% do cerrado está em área protegida pelo poder público e argumentou que os gestores precisam embasar suas políticas no conhecimento produzido pela rede. Para o deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), que presidiu a reunião, a rede será fundamental para integrar os procedimentos, os projetos e os financiamentos para a pesquisa relativa ao meio ambiente.

Mercedes Bustamante, professora de Ecologia da UnB, fez coro a Pimentel, e lembrou que o cerrado tem papel de destaque na interação entre os ecossistemas por ocupar 21% da área total do Brasil e estar presente em 11 Estados. O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que sugeriu a realização da reunião, disse que a sociedade precisa se mobilizar em defesa do cerrado.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário: