sexta-feira, 29 de junho de 2007

Rede Com Cerrado é lançada na Câmara dos Deputados

Aida Feitosa

A Rede de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Horizontal de Cooperação e Uso Sustentável (Com Cerrado) foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (28) em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A iniciativa visa ampliar o conhecimento e socializar as descobertas sobre o segundo maior bioma brasileiro, pouco conhecido da comunidade científica e dos cidadãos.

A Rede Com Cerrado é uma parceria dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia com instituições de pesquisas dos dez estados que abrigam o bioma. O diretor de Biodiversidade do MMA, Bráulio Dias, presente ao lançamento da rede, contextualizou o Cerrado na dimensão global das mudanças climáticas. Lembrou que, se nada for feito, os biomas brasileiros podem sofrer um aumento de temperatura em média de 4 a 8%. "O impacto maior será na região central do Cerrado, que abriga grande parte das atividades agrícolas", informou.
"O Cerrado representa 21% do Brasil e como se localiza na região central do País possui áreas de transição com os outros biomas", explicou a pesquisadora da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamente. Ela informou que é de 1,5% ao ano a taxa de desmatamento no bioma. "É maior do que o desmatamento na Amazônia", destacou.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: