sexta-feira, 6 de julho de 2007

Amazônia – e muito mais

Depois de 24 anos, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) volta a Belém. Com o tema “Amazônia: Desafio nacional”, a 59ª edição do evento começa no próximo domingo (8/7), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, na capital paraense. A extensa programação prossegue até o dia 13 de julho.

Os organizadores da maior reunião científica da América Latina esperam receber 15 mil pessoas, entre pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental. O evento terá cobertura diária da Agência FAPESP. Durante a reunião, no dia 12 de julho, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da SBPC. O matemático Marco Antonio Raupp, da Universidade de São Paulo (USP), foi eleito o novo presidente da associação nesta quinta-feira (5/7). De acordo com o atual presidente, Ennio Candotti, a reunião terá foco na necessidade de colocar a Amazônia no cenário político nacional. Para ele, a ciência pode encontrar na região uma fonte inesgotável de novos conhecimentos. “Em 1983, nos preocupava o crescente desmatamento, a ocupação predatória das terras e águas, a exploração sem fim das riquezas e o abandono das culturas amazônicas. O mesmo quadro hoje se reproduz, agravado”, disse Candotti.

A reunião na capital paraense discutirá temas de impacto nacional e mundial, como neurociência, cosmologia, febre amarela, desenvolvimento na China, aquecimento global, diversidade vegetal e agricultura sustentável na Amazônia, dermatologia tropical, terapias gênicas e as relações entre saberes tradicionais e científicos. A programação inclui 45 conferências, 15 simpósios, 40 minicursos e 57 mesas-redondas, além de 22 encontros abertos, nos quais especialistas deverão elaborar documentos para nortear políticas e ações da SBPC.
Oito grupos de trabalho abordarão temas interdisciplinares como planejamento regional e províncias minerais, saúde, sensores biológicos e integração sul-americana. A Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C), feira realizada tradicionalmente em conjunto com a reunião, colocará em destaque o conhecimento voltado para a inovação. Paralelamente à exposição, haverá uma programação técnica com mesas-redondas e palestras.

Neste ano, a feira terá mais de 60 expositores, entre incubadoras de empresas, instituições de fomento, universidades e empresas. O estande da FAPESP apresentará as principais formas de apoio, programas especiais e de inovação tecnológica e projetos de comunicação da Fundação.
Uma das novidades na programação deste ano é que a 15ª SBPC Jovem ocorrerá em outros locais além da sede da reunião anual. Museus, centros de pesquisas, planetários e universidades abrigarão minicursos, oficinas, palestras, feiras de ciências, peças de teatro e diversas outras atividades. A 14ª Jornada Nacional de Iniciação Científica e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região, completam a programação oficial. A reunião terá ainda uma série de eventos paralelos: o Fórum das Fundações de Amparo à Pesquisa, o Fórum dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Norte, o Encontro Internacional Pró-Rede Pan-Amazônica de CT&IS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Encontro Nacional do Programa PET e o Salão do Livro Universitário.
59ª Reunião Anual da SBPC: www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: