sexta-feira, 6 de julho de 2007

Operação especial - Demlurb realiza limpeza no Rio Paraibuna

Juiz de Fora

O Demlurb (Departamento Municpal de Limpeza Urbana) iniciou, nesta quinta-feira, dia 5, uma ação especial de limpeza no trecho compreendido entre as pontes de Barbosa Lage até a Vila Ideal, dentro do projeto de revitalização do Rio Paraibuna.

O trabalho prossegue nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 9h, na ponte do Manoel Honório. Para uma limpeza adequada nas pontes, o Demlurb está utilizando um barco motorizado, com dois servidores, que executam o serviço de coleta dos detritos acumulados.O servidor do Demlurb especializado neste tipo de serviço, José D’Ávila, relata que além dos pequenos resíduos, são encontrados sucatas de fogões, geladeira e sofás velhos, e ainda muitos pneus e animais mortos que estão sendo retirados e levados para o aterro sanitário. O trecho entre Barbosa Lage e Vila Ideal deverá estar concluído na próxima semana. Esse trabalho vai ser realizado de forma contínua visando ao início da despoluição da água do rio que corta Juiz de Fora, favorecendo toda a cidade e outros municípios que são banhados pela Bacia do Paraíba do Sul.

De acordo com o diretor do Demlurb, Osman Magno Lima, a ação visa a dar manutenção adequada à limpeza do rio. Para ele, a presença do barco no rio acaba inibindo as pessoas de lançarem objetos inservíveis nas suas margens. Com isso, o Demlurb está conseguindo diminuir a poluição e o acúmulo de lixo na cidade. O diretor lembra que é preciso contar com a ajuda da população, que deve evitar jogar lixo em locais impróprios. “Vamos continuar insistindo no trabalho de conscientização da população, pois acreditamos que dessa forma vamos conseguir oferecer melhor qualidade de vida para todos os moradores, visitantes e turistas”, disse Osman Magno.

Rio Paraibuna

O Paraibuna nasce a 1.200m de altitude, no município de Antônio Carlos (MG), próximo a Barbacena e deságua em Três Rios (RJ). Com uma extensão total de 166 km, o Paraibuna é considerado um rio de porte médio e tem como principais afluentes os rios Cágado, Preto e Peixe. Juiz de Fora é a maior cidade banhada por ele que é um dos pontos de referência para o nascimento e crescimento da cidade. O rio desempenhou um importante papel na história da região. Foi uma via natural que induziu a ocupação inicial, sendo um fator dos vetores do crescimento urbano de Juiz de Fora. Recentemente, o prefeito Alberto Bejani assinou um importante contrato que marcou o início do Programa de Despoluição do Rio Paraibuna, que vai receber recursos do Ministério das Cidades.

Fonte: Demlurb

Nenhum comentário: