sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Cinco universidades brasileiras estão entre as melhores do mundo

USP é a mais bem colocada na América Latina, segundo universidade de Xangai. Também aparecem a Unicamp, a UFRJ, a Unesp e a UFMG, todas no Sudeste.

Cinco universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo, segundo a classificação anual feita pelo Instituto de Educação Superior da universidade de Jiao Tong, de Xangai, na China.

A Universidade de São Paulo (USP ) é a primeira colocada das brasileiras. Sua classificação está entre as 102 e 150 melhores (no ranking não há a distinção entre as várias universidades nesse espectro). No ranking das Américas, a USP aparece entre as 59 e 76 melhores instituições, à frente de todas as outras instituições da América Latina.

Depois, aparece a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ), situada entre as 203 e 304 melhores do mundo; a seguir vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ), entre as 305 e 401 melhores. Por fim, aparecem a Universidade Estadual Paulista (Unesp ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ), ambas entre as 402 e 508 melhores do planeta. Os critérios utilizados na elaboração do ranking são a pesquisa da universidade, incluindo alunos e equipes vencedores de prêmios, como o Nobel; reconhecimento internacional de pesquisadores; artigos publicados em revistas; e a pesquisa per capta de cada instituição. Os Estados Unidos são os campeões do ranking, ocupando a primeira posição, com a Universidade de Harvard, Stanford e Berkeley.

Em quarto lugar aparece a primeira instituição européia: a britânica Cambridge. Apesar de o ranking conter apenas as 500 primeiras universidades, durante sua elaboração, mais de mil instituições foram analisadas. O Instituto de Educação Superior afirma que a lista é feita sem apoios financeiros externos e que não há atividades comerciais ligadas à sua elaboração. Veja os rankings anteriores no site da universidade.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: