segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Congresso de Peixes Nativos começa dia 28

Dia 28, a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, recebe o I Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce e o I Encontro Estadual de Piscicultores, que segue até o dia 30, na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com promoção da Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática (Aquabio), da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR) e da Embrapa e realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), o Congresso pretende buscar soluções para resolver alguns entraves da atividade, e assim, impulsionar a aqüicultura.

Os participantes inscritos terão a oportunidade de, já na abertura, assistir às palestras do ministro da Seap/PR, Altemir Gregolin que traçará um panorama da piscicultura no país; e Elisabeth Urbinati, pesquisadora e professora da Unesp-Jaboticabal, que fará um relato da pesquisa em aqüicultura no Brasil. Além deles, o Congresso contará com os maiores especialistas do setor no país, que abordarão temas como boas práticas de manejo, produção de espécies nativas, tecnologia e processamento, aproveitamento de resíduos, melhoramento genético, nutrição e sanidade de espécies nativas, dentre outros assuntos. A diversidade de temas a serem discutidos no Congresso vem ao encontro da pluralidade dos trabalhos científicos. Dos 105 apresentados, 14 são enquadrados na área de fisiologia; 7, genética; 12, larvicultura e alevinagem; 14, nutrição e alimentação; 7, qualidade da água e impactos na piscicultura; 24, reprodução; 5, sanidade; 5, tecnologia e processamento do pescado e os demais em segmentos diversos.

Durante o Congresso ainda, algumas das instituições parceiras estarão, em estandes, apresentando seus produtos, entre elas, Embrapa Informação Tecnológica, Sebrae, Unigran, UFGD, UEMS, Uniderp, Mar e Terra, Douramix, Trevisan e Panorama da Aquicultura.
Cursos – quatro mini-cursos serão oferecidos paralelamente às ações do Congresso, com carga horária de oito horas cada e vagas limitadas. Nos dias 23 e 24, Vera Lúcia Borelli ministrará o curso “Processamento e preparo de peixes”. Para os dias 29 e 30, as opções são “Sistemas de produção de pintado e pacu”, com Alexandre Carvalho Wakatsuki; “Gerenciamento da Piscicultura”, com o João Campos e “Manejo de Produção de Tilápia e Catfish”, com José Américo Boscaine (tilápia) e Juan Ramon Esquivel Garcia (catfish).

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: