terça-feira, 25 de setembro de 2007

Curso treina comunitários para monitoramento de ninhos de jacarés


A proposta do curso é criar e consolidar uma rede regional de pesquisadores comunitários
Foto: Marcos Amend

Maria Carolina Ramos

De hoje (25) a quinta-feira, doze comunitários de quatro Reservas de Desenvolvimento Sustentável do estado do Amazonas — Amanã, Mamirauá, Uacari e Piagaçu-Purus — participam do curso “Bases para Monitoramento Comunitário de Ninhos de Crocodilianos em Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Amazonas”.

A iniciativa é resultado de parceria do Programa de Monitoramento em Unidades de Conservação Estaduais (Probuc, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), com o Instituto Piagaçu (IPI) e com a organização norte-americana Wildlife Conservation Society (WCS). “O curso também é uma oportunidade para o fortalecimento do vínculo institucional dessas instituições, com a finalidade de articular estratégias para manejo sustentável participativo e preservação dos crocodilianos amazônicos”, explica o pesquisador Robinson Botero, do IDSM.

A proposta é criar e consolidar uma rede regional de pesquisadores comunitários, que atuarão como replicadores em suas respectivas comunidades, aplicando o conhecimento de acordo com o interesse de cada uma das localidades. Em Mamirauá e Amanã, por exemplo, o objetivo é que colaborem, futuramente, em planos de manejo com base comunitária, elaborados a partir de pesquisas científicas e conhecimento tradicional dos comunitários. Os participantes serão treinados para monitorar ninhos de jacarés nas bacias dos rios Japurá, Solimões, Purus e Juruá. O curso será realizado em uma base flutuante, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus e será dividido em duas partes: a primeira, teórica, abordando, por exemplo, conhecimentos básicos de cartografia e uso de bússolas e GPS; a segunda consiste na aplicação em campo dos conhecimentos aprendidos, com exercícios de localização, na Reserva, de ninhos de jacarés. O curso é gratuito e será ministrado por técnicos do IDSM, do Instituto Piagaçu, da organização norte-americana Wildlife Conservation Society (WCS) e do Probuc.

Os financiadores são a WCS, o Probuc, a Fundação Gordon Moore, a Overbrook Foundation, o IDSM e o Instituto Piagaçu.

Fonte: Instituto Mamirauá

Nenhum comentário: