terça-feira, 25 de setembro de 2007

Grandes petrolíferas já buscam fontes alternativas

Roberto do Nascimento

As grandes empresas petrolíferas estão adotando toda forma de energia alternativa capaz de reduzir os efeitos da queima de combustíveis fósseis sobre o clima, num primeiro momento, e de substituição de sua cada vez mais escassa matéria-prima, o petróleo. Empresas como Petrobrás, Shell, Chevron, BP, Conoco e Exxon Mobil desenvolve como principais ações a eficiência energética, a redução de flaring (queima do gás resultante da extração de petróleo) e busca de energias alternativas, especialmente biocombustíveis, eólica e solar, informa a engenheira Angela Martins de Souza, coordenadora de emissão atmosférica e mudanças climáticas da gerência de meio ambiente de área executiva de segurança, saúde e meio ambiente da Petrobrás.

A estatal brasileira deve evitar até 2012 a emissão de 22,42 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) ou seu equivalente em outros gases, com o uso de programas de eficiência energética e de energias renováveis. Embora a data seja coincidente com a primeira etapa do acordo mundial, o Protocolo de Quioto, para redução de emissões de gases de efeito estufa, apenas uma pequena parte das ações será inscrita no mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), com direito a créditos de carbono, que são vendidos a países desenvolvidos que têm metas de redução de poluição. Esse volume, se inteiramente aproveitado, renderia para a estatal, ao preço de hoje, algo em torno de R$ 90 milhões. Apenas a título de comparação, a segunda economia mundial, o Japão, terá de comprar, até 2012, 20 milhões de toneladas adicionais de redução certificada de emissões de gases-estufa, porque 18 de suas 55 usinas nucleares foram desligadas após um terremoto, aumentando o uso de usinas a carvão, mais poluentes.

Entre as grandes petrolíferas, eficiência energética e redução de flaring são comuns a todas elas, informa a coordenadora da Petrobrás. Na busca de energias alternativas, a estatal, por causa de sua privilegiada posição em biocombustíveis, está à frente. Energia eólica e solar são importantes alternativas para a Shell, Chevron e BP. A geração de energia é a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa no mundo. O objetivo da estatal brasileira é chegar em 2020 entre as cinco maiores empresas integradas de energia do mundo, com grande foco na questão ambiental, a partir do fornecimento de combustíveis renováveis, menos agressivos ao meio ambiente.

Fonte: DiárioNet

Nenhum comentário: