sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Patrocínio para proteger biodiversidade Marinha

Suelene Gusmão

O ministério do Meio Ambiente assinou hoje contratos de parceria com a Petrobras para patrocínio de projetos de conservação da biodiversidade marinha. Em um período de três anos, serão cerca de R$ 25 milhões a serem aplicados em cinco projetos como o Baleia Branca, o Baleia Jubarte, o Golfinho Rotador, o Peixe-Boi e o Projeto Tamar. Os contratos foram assinados pela ministra Marina Silva,pelo Secretário-Executivo do MMA e presidente do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco. Também estiveram presentes à solenidade de assinatura a diretora de Planejamento, Administração e Logística do Instituto Chico Mendes, Silvana Canuto. e o gestor de Programas Ambientais da Petrobras, Carlos Torres.

Para a implementar e fortalecer os projetos, a Petrobras elaborou um planejamento estratégico que vem garantindo que essas políticas de conservação marinha tenham sustentabilidade. O planejamento está estabelecido para um período de 10 anos e, entre outras garantias, quer evitar a extinção de espécies ameaçadas e de componentes da biodiversidade marinha do Brasil, promovendo a redução do grau de ameaça das espécies. "Esse é um trabalho de costura fina que passa pela áreas técnicas da Petrobras e o Ministério do Meio Ambiente. Temos consciência de que esse trabalho operoso de vocês vem dando resultados, senão a gente não conseguiria tirar da listas de animais ameaçados de extinção três espécies de tartarugas", disse Marina Silva. Segundo a ministra, o resultado positivo de 30 anos de trabalho é animador pois "nos estimula a dar os primeiros passos em outras atividades que estamos iniciando agora".
O Secretário Executivo do MMA, João Paulo Capobianco, elogiou a forma continuada como vem sendo executados os projetos. "Graças a esses projetos de longo prazo, estamos conseguindo reverter alguns casos dramáticos de ameaça de extinção", disse.

De acordo com ele, o esforço monumental do Brasil transformou o Projeto Tamar em um projeto exemplo. O secretário-executivo anunciou que no próximo mês, possivelmente com a presença do presidente da República, será solta no mar a nona milionésima tartaruga do Projeto Tamar. "Os estudos mostram que as três espécies de tartarugas marinhas que trabalhamos no projeto estão saindo da lista de extinção pela primeira vez. Por isso é uma honra estar assinando esses convênios com a Petrobras." O representante da Petrobras, Carlos Torres agradeceu o apoio e informou que empresa é a única petroleira do mundo um conjunto de atividades em conservação da biodiversidade. Ele explicou que, além de parceiros, os projetos têm uma vertente social, fazendo que populações possam se valer da possibilidade de emprego e renda. "A Petrobras agradece a parceria e esperamos que ela nos renda ainda mais bons frutos."

Fonte: MMA

Nenhum comentário: