Clara Mousinho
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a Ação da Cidadania contra a Fome ,a Miséria e pela Vida promove um evento que tem como objetivo mostrar que frutos silvestres podem ser aliados no combate a fome.
A iniciativa é uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Com o tema “O Betinho Virou Fruto”, a campanha lembra o fundador da Ação da Cidadania e procura mostrar a potencialidade das florestas brasileiras no combate à fome.“Especialmente nesse evento de hoje, estamos mostrando a potencialidade das florestas brasileiras tanto na produção de alimentos, quanto na geração de serviços que podem virar renda. Assim como matérias primas que podem se tornar mais adequadas às necessidades da humanidade”, explicou o gestor governamental do Serviço Florestal Brasileiro e coordenador da Ação da Cidadania, José Ivan de Aquino.Ele afirmou que várias frutas silvestres já fazem parte do cardápio da população, como o açaí. Hoje, a fruta encontra um mercado potencialmente forte, mas tradicionalmente é consumida por crianças ribeirinhas na Amazônia, em substituição ao leite."No Cerrado, a gente tem um potencial de exploração muito forte da cagaita, do pequi e do baru em várias modalidades. Essas frutas todas, ainda não tão conhecidas, têm muitas qualidades na sua oferta nutricional”.
Durante o evento também será lançado o Comitê Florestal da Ação da Cidadania, que dará apoio à 15ª edição da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, que arrecada alimentos, livros e brinquedos para serem doados a crianças carentes. O comitê também vai recolher mudas de plantas para ajudar na campanha que tem o objetivo de plantar 1 bilhão de árvores. Para saber mais sobre a campanha Natal sem Fome dos Sonhos, o endereço da página da Ação da Cidadania na internet é http://www.acaodacidadania.com.br/.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário