terça-feira, 2 de outubro de 2007

Biodiversidade amazônica revela curiosidades na Semana Nacional de C&T

Esclarecer como é a vida na Amazônia e mostrar os hábitos noturnos de animais da floresta, são propósitos do estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), instalado no Museu Nacional, no Complexo da República, em Brasília. A programação faz parte da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou nesta segunda-feira (1º) e termina no domingo (7).

No espaço, uma tenda apresenta diversas amostras sobre os animais vertebrados que vivem na região, sobre a botânica, produtos da floresta, banners com o tema educação ambiental, material sobre formação em pós-graduação, entomologia (insetos) e um acervo de pesquisa bibliográfica. Um dos pontos forte do estande é o espaço Amazônia Noturna, onde os estudantes entram na sala e o técnico com uma lanterna vai contando como é a vida de cada inseto presente na biodiversidade da amazônica, bem como seus hábitos e seu nome científico, além claro, de responder perguntas dos participantes.

Segundo Francisco Felipe Xavier, técnico em entomologia do Inpa ,"o espaço está apresentando em Brasília as curiosidades da biodiversidade da amazônia como o gafanhoto folha, a aranha gigante, o maior besouro do mundo e a jequitimnaboia que é a cobra que voa além de outros insetos curiosos e que muita gente não conhece, pois são seres que existem apenas na biodiversidade da amazônia"conclui. Atualmente, o Inpa possui dois espaços, um em Brasília e outro em Manaus (AM), sob a coordenação de Carlos Bueno e Jorge Lobato, em Manaus, e em Brasília, por Giucélia Melo e Francisco Xavier.

Assessoria de Imprensa do MCT

Nenhum comentário: