Antonio Gaspar e Fabio Solia
A Boeing vai iniciar os primeiros testes com bioquerosene em aviões no próximo ano. O primeiro será realizado com a empresa Virgin Atlantis. O segundo será com um avião da Air New Zeland, de acordo com Terrance Scott, do departamento de comunicação da empresa, durante entrevista para o Mercado Carbono desde Seattle.
A companhia vem testando, há alguns anos, novos combustíveis - sintéticos e de material orgânico - em laboratório e busca alternativas para reduzir a dependência dos derivados de fósseis. "No curto prazo, o objetivo é conseguir um porcentual de mistura que pode chegar a 50% no querosene tradicional", disse. A companhia, que avalia o bioquerosene desenvolvido pela empresa brasileira Tecbio, não quis se manifestar sobre os resultados iniciais dos testes. "Não discutiremos nada a respeito dos resultados obtidos em laboratório. Qualquer empresa em potencial que for escolhida para testes da Boeing em aviões será anunciada no momento apropriado", explicou.
De acordo com o presidente da Tecbio, Expedito José de Sá Parente, o primeiro no mundo a obter uma patente de biodiesel, várias empresas estão testando o bioquerosene desenvolvido no Brasil. "O mundo aeronáutico está alinhado para testes e homologação do nosso bioquerosene."
Fonte: DiárioNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário