quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Ecologistas alemães protestam contra reator nuclear

O velho reator nuclear da central atômica de Rheisberg, na antiga Alemanha Oriental, chegou nesta madrugada a seu destino, na localidade litorânea de Lubmin, após percorrer 290 km por ferrovia sob fortes protestos de manifestantes ambientalistas, que tentaram bloquear o seu caminho.

A polícia mobilizou 1,7 mil agentes ao longo do percurso para garantir o transporte e deteve provisoriamente 16 ativistas. O reator ficará num depósito especial de Lubmin. Serão necessários de 40 a 70 anos até que seu nível de radiatividade desça, permitindo a sua desmontagem. O comboio especial levou 13 horas para fazer o percurso, duas a mais que o previsto. A razão do atraso foi o bloqueio das ferrovias pelos manifestantes na altura da pequena localidade de Kemnitz, a poucos quilômetros do seu destino. O reator, um dos primeiros a entrar em serviço em 1966 na extinta República Democrática Alemã (RDA), fez sua última viagem. A usina nuclear de Rheinsberg, que foi desativada em 1990, após a queda do muro de Berlim, será desmontada até 2012, com um custo de cerca de 400 milhões de euros.

O reator pesa mais de 170 t, mede 11 m de largura e três de altura e ainda emite radiação. Por isso, foi transportado com uma cobertura protetora de aço de quinze centímetros de espessura. É a primeira vez na Alemanha que um reator aposentado é transportado pela ferrovia convencional, o que despertou fortes críticas. O complicado processo de transporte obrigou a reforçar as bases de três pontes.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: