segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Empresa seleciona projeto para reduzir poluição

PV Carvalho

A Natura anunciou em São Paulo, na cidade de Cajamar, seu primeiro edital público para selecionar projetos destinados a compensar o lançamento de gases do efeito estufa dentro do objetivo de se tornar carbono neutro. Serão escolhidas propostas inovadoras dirigidas, principalmente, para as áreas de reflorestamento e utilização de energias limpas e renováveis. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro.

De acordo com o vice-presidente de inovação da Natura, Eduardo Luppi, a empresa está em busca de benefícios, que vão além da redução ou do seqüestro de carbono. Ela quer idéias que possam gerar renda para as comunidades. "Quando se fala em carbono neutro, a adoção de projetos de energia renovável e de reflorestamento é fundamental para a compensação de emissões. Mas a Natura vai além e quer fomentar iniciativas fundamentais em práticas e tecnologias inovadoras, que ofereçam oportunidades de ganhos sociais", explicou. Uma comissão da empresa, formada por especialistas , colaboradores e parceiros , vai avaliar os projetos. "Temos convicção de que, com a qualidade das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e o trabalho de instituições sérias, não vamos ter dificuldades para obter projetos de qualidade e inovadores", disse Luppi.

A relação dos escolhidos será divulgada na segunda quinzena de dezembro e sua implantação ocorrerá a partir de 2008. A empresa também anunciou para o próximo ano novo edital público para projetos de neutralização das emissões. As iniciativas fazem parte do programa para se tornar carbono neutro ¿ neutralização de suas emissões de gases causadores do efeito estufa. Os executivos da empresa entendem que a redução é mais benéfica para o planeta do que a compensação. Só o que não for possível reduzir será compensado. O inventário do impacto de suas atividades, realizado em 2006, usou como base o Greenhouse Gas Protocol Initiative, método mais usado no mundo para esse tipo de trabalho. Ao medir suas emissões, a Natura concluiu que é possível reduzir em 33% os gases gerados em sua cadeia de negócios em cinco anos. A Natura, que conta com mais de 5 mil colaboradores e 567 mil consultoras no Brasil, registrou receita bruta de R$ 3,9 bilhões em 2006.

Fonte: DiárioNet

Nenhum comentário: