Nesta terça-feira (23), a partir das 8h30, acontecerá a abertura da 3ª Oficina do Projeto Guyagrofor, a ser realizada em Boa Vista (RR), no auditório do Sebrae. A oficina prossegue até o próximo sábado (27).
Na ocasião, professores, técnicos do projeto e membros das comunidades participantes terão acesso aos resultados de um diagnóstico participativo e das técnicas utilizadas para evitar o desgaste dos solos da terra indígena Araçá, a cerca de 120 Km ao Norte de Boa Vista. A oficina também visa fortalecer a agricultura familiar e a economia das comunidades indígenas. O projeto, desenvolvido desde 2005, é fruto de uma cooperação internacional que realiza estudos para o desenvolvimento de sistemas agroflorestais sustentáveis baseados nos conhecimentos de populações indígenas e quilombolas na região do Escudo das Guianas.
O Guyagrofor foi implementado por meio do subprojeto "Wazaka’yé: estudo de roças, solos e florestas em Roraima", realizado em parceria com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e o Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRR).Em Roraima, a pesquisa é desenvolvida a partir do Núcleo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), com o objetivo de aproveitar o conhecimento das próprias populações tradicionais e dos alunos e técnicos agrícolas formados pelo CIFCRR em novas atividades geradoras de renda, ajudando a desenvolver estratégias para a produção ambientalmente segura, economicamente viável, socialmente justa e no respeito às diferenças culturais.
Entre os assuntos que serão apresentados durante a oficina estão: Panorama socioambiental do Lavrado de Roraima: Robert Miller, Olhar Etnográfico; relato do tuxaua Avelino Duarte, da comunidade Araçá; relato de representante do CIFCRR; apresentação dos resultados do projeto Wazaka’yé na TI Araçá: Katell Uguen, bolsista da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do Inpa; importância dos quintais agroflorestais - Rachel Camargo de Pinho; características dos solos de florestas e capoeiras - Viviany Freitas; viveiros e experimentos agroecológicos - Robert Miller; características socioeconômicas - Carla Yamane de Albuquerque.
Fonte: Inpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário