A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o V Encontro Brasileiro de Ecologia Química (V EBEQ) de 01 a 04 de outubro, no Hotel Blue Tree Premium, em Londrina (PR).
A conferência de abertura será presidida, no dia 1, das 19h às 20h, pelo cientista Gary W. Felton, da Universidade da Pensilvânia, EUA, que vai tratar da Resposta das plantas diante da ação de herbívoros.
O evento pretende discutir as interações entre organismos diversos (insetos, fungos, bactérias, entre outros), mediadas por substâncias químicas presentes na natureza, e sua aplicação como ferramenta no controle biológico, na resistência de plantas, no monitoramento e controle de pragas e em pesquisa básica de recursos naturais. “Serão apresentados, por exemplo, estudos sobre a utilização de semioquímicos (substâncias com efeito em outros organismos) no controle de pragas de saúde pública, como o mosquito da dengue e os vetores da leishmaniose e também o uso de semioquímicos na agricultura para aumentar a eficiência da ação dos inimigos naturais e sua ação no controle de pragas, explica a presidente do evento, Clara Beatriz Hoffmann Campo, pesquisadora da Embrapa Soja. A programação será composta de quatro conferências, 15 mini-conferências, 32 trabalhos apresentados oralmente e 55 pôsteres. “Os estudos de ecologia química podem ser estratégicos tanto agricultura quanto na saúde humana e também na manutenção da biodiversidade e a da sustentabilidade ambiental”, explica a presidente do evento.
Os interessados podem fazer inscrição para o evento no dia 01, à tarde, e no dia 02, pela manhã. A programação completa e as informações sobre as inscrições estão disponíveis na página do evento www.cnpso.embrapa.br/ebeq.
Fonte: Embrapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário