segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Parque Zoobotânico terá projeto paisagístico

Tiago Araújo

"Não basta apenas embelezar a paisagem. Hoje, é preciso preservar e trabalhar com a paisagem natural". É o que pensa Fernando Chacel, arquiteto e paisagista que esteve no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), na semana passada. Para o projeto de revitalização do Parque Zoobotânico (PZB), Chacel comandará uma equipe de profissionais de Belém do Pará e da cidade do Rio de Janeiro, que ficará responsável pela elaboração de um projeto paisagístico global para o Parque.

Para iniciar o projeto, Chacel veio à capital paraense conhecer o local. "Não se começa um projeto trazendo soluções prontas, importadas. Estou trabalhando com um espaço que possui 140 anos de idade. É preciso ter respeito por essa área e conhecer sua história", diz. Ele visitou alguns locais do Parque Zoobotânico, acompanhado por uma comitiva do Museu Goeldi, e ficou impressionado com a fauna e, sobretudo, com a flora do PZB, além da arquitetura dos chalés. O arquiteto também conheceu um pouco mais da história do Museu Goeldi, por meio de fotografias da Coleção Fotográfica do MPEG que retratam o cotidiano do Parque Zoobotânico no final do século 19 e início do século 20. "Pude observar que além do carisma popular, o Parque Zoobotânico do Goeldi é um patrimônio da cidade. O futuro do Parque é entender que o passado dele tem futuro", afirma o paisagista. Fernando Chacel deve retornar outras vezes ao PZB para acompanhar a elaboração e execução do projeto paisagístico global.

Quem é Chacel

Fernando Magalhães Chacel formou-se, em 1953, na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Entre 1952 e 1953 foi estagiário de Roberto Burle Marx, a quem atribui seu interesse pelo paisagismo. Entre seus trabalhos mais conhecidos está o conjunto de projetos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, como os parques Professor Mello Barreto e a Fazenda da Restinga. Em 2005, recebeu uma honraria internacional da Fundação Dembarton Oaks, instituição ligada à Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

Fonte: Museu Goeldi

Nenhum comentário: