segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pesquisadores do Insa participam de evento internacional sobre palma

Aline Guedes

Seis pesquisadores do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa/MCT) participaram do 6º Congresso Internacional sobre Palma e Cochonilha, realizado na semana passada, em João Pessoa (PB).

Para discutir os diversos usos, melhoramento e o interesse econômico da palma, o evento realizado pela primeira vez no País, reuniu produtores e pesquisadores do Brasil, México, dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Peru, Itália, África do Sul, Índia, Israel e da Tunísia.
O pesquisador do Insa, Alberício de Andrade, mostrou aos produtores rurais paraibanos as vantagens econômicas deste tipo de cultivo. Ele disse que a utilização da palma no Brasil e em especial no Nordeste é uma questão cultural, mas que ainda está restrita à alimentação animal. Alberício acredita que com a realização doevento, o preconceito seja quebrado e a planta venha a ser melhor aproveitada na região. Para o pesquisador, a palma é uma planta muito bem adaptada ao Semi-Árido e, devido ao seu potencial, será uma alternativa de renda no Nordeste. "Mais de 80 por cento da palma produzida no México é utilizada para o consumo humano, fabricação de cosméticos, como o dietético, entre outros, e a Paraíba não pode estar fora disso, já que 85% de seu território está inserido no Semi-Árido", contextualizou.

Para os participantes, a palma é a grande alternativa econômica para o pequeno, médio e grande produtor rural do Nordeste brasileiro, não somente como alimento animal, mas também para o consumo humano.

Fonte: Insa

Nenhum comentário: