terça-feira, 30 de outubro de 2007

Veículo de economia de combustível

O primeiro veículo de economia de combustível desenvolvido por alunos da Escola Politécnica estará nas pistas entre os dias 1 e 3 de novembro no Kartódromo de Interlagos em São Paulo, durante a Maratona da Eficiência Energética 2007. Na competição, protótipos de catorze universidades do País tentarão superar o recorde de 599 km/l da etapa de 2006.

O projeto foi desenvolvido pela Equipe POLI/MAPFRE de Milhagem e do Programa de Educação Tutorial Mecânica (PET Mecânica) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura, e contou com o apoio da MAPFRE Seguros do Brasil. Para obter o menor consumo de gasolina por quilômetro rodado, os alunos basearam-se no conceito de um veículo leve, aerodinâmico e de baixa potência, permitindo assim a utilização racional dos recursos energéticos. A Equipe POLI/MAPFRE de Milhagem é composta por alunos de graduação do curso de Engenharia da Poli.

O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos a vivência da engenharia de projeto e manufatura ao longo do curso, desenvolver habilidades como trabalho em grupo, liderança e gestão de projeto e principalmente formar engenheiros com a preocupação e capacidade técnica para abordar o problema da energia e o aquecimento global. Mais informações: (0XX11) 9620-1834 / 3091-9653, com Daniel Toledo (capitão da equipe); e-mail polimilhagem@gmail.com; site www.pme.poli.usp.br/pet

Fonte: Agência USP

Nenhum comentário: