quinta-feira, 25 de outubro de 2007

XIX Encontro Nacional do FBOMS acontece nos dias 26 e 28 de outubro

Dionisio Carvalho

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento existe desde 1990 e se reúne em Curitiba para o XIX Encontro Nacional do FBOMS, nos dias 26 a 28 de outubro de 2007, com a participação de diversas entidades filiadas ao Fórum que discutirá sobre as conquistas e desafios para a gestão e sustentabilidade socioambiental do Brasil, debate sobre a conjuntura socioambiental nacional e global e no último dia um debate sobre a Carta de princípios com a aprovação de novos membros e a eleição da coordenação nacional.

Na programação acontecerão os GTs que devem atualizar desde já a plataforma política e temática, para a “Plataforma Socioambiental Brasil 2007”. Para isso os participantes faram uma avaliação da conjuntura nacional e internacional na respectiva área (políticas nacionais e acordos internacionais), uma avaliação nos espaços de participação política do FBOMS, assim como prioridades de ação do FBOMS na respectiva área e propostas para a sustentabilidade.

FBOMS promove consulta regional sobre Governança ambiental internacional, Rio+15 e reforma na ONU

O FBOMS está reunido em Curitiba (PR), para discutir sobre a governança ambiental internacional, Rio+15 e reforma da ONU, o encontro começou nesta quinta-feira (25) e conta com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e diversas entidades brasileiras e de outros países Mesas de debate acontecem durante esses dois dias sobre a governança mundial e ambiental no século XXI, o presente e futuro das instituições e regimes multilaterais em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e sobre as atuais iniciativas de reforma na ONU relacionadas com a questão ambiental. Através de trabalho em grupo estão sendo sistematizadas visões e recomendações da sociedade civil para o fortalecimento da governança ambiental.

A segunda parte do encontro também discute os últimos 15 anos decorridos após a realização da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) que culminou com importantes convenções ambientais internacionais e consagrou a sociedade civil nas atividades ambientais da ONU. Sobre a reforma da ONU as discussões visam incrementar a autoridade do PNUMA como o pilar ambiental do sistema Nações Unidas; racionalizar os recursos utilizados no sistema ONU, através de unificação de secretariados, agrupamento de acordos ambientais afins, missões conjuntas, e realização de conferências simultâneas de acordos e convenções que tratam de temas afins, para maior eficiência e sinergia no cumprimento de acordos multilaterais ambientais. Também é destacada a necessidade de vincular a discussão sobre a reforma a uma discussão mais ampla que inclui a necessidade de alteração dos padrões de consumo, ressaltando que há necessidade de uma mudança do sistema de governança no geral.

Da Redação

Nenhum comentário: