terça-feira, 27 de novembro de 2007

Fotos da Nasa mostram novo mapa da Antártida


Novo mapa da Antártida oferece uma visão realista do continente com uma resolução dez vezes maior do que imagens anteriores


A Nasa divulgou hoje um mapa completamente novo da Antártida, composto por imagens capturadas de satélites e que fornece novos instrumentos para a pesquisa do continente gelado.

A chamada Imagem da Antártida por Mosaicos de Landsat é resultado de uma cooperação da Nasa com o Serviço Geológico e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, assim como o Serviço Antártico do Reino Unido. O mapa oferece uma visão realista, quase sem nuvens, do continente com uma resolução dez vezes maior do que a conseguida até agora, em imagens capturadas pelo satélite Landsat 7 da Nasa.

A tecnologia permitiu que se vejam formações do tamanho de meia quadra de basquete e por isso o mosaico oferece as vistas de mais alta resolução da orografia antártica. "Este mosaico de imagens abre uma janela sobre a Antártida que antes não tínhamos", disse Robert Bindschadler, cientista chefe do Laboratório de Ciências de Hidrosfera e Biosfera no Centro Goddard de Vôo Espacial em Greenbelt, Maryland. "Além disso, abrirá uma janela para a pesquisa científica e permitirá que o público conheça muito melhor a Antártida e a forma como os cientistas usam as imagens para sua pesquisa", apontou. "Esta inovação é como se alguém olhasse as imagens em cor real em uma televisão de alta definição, comparado com as imagens em um velho televisor em preto e branco", acrescentou Bidnschadler.

Para a construção do novo mapa antártico, os pesquisadores combinaram mais de mil imagens capturadas durante três anos em observações do satélite Landsat.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: