quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Inpa realiza curso sobre controle dos vetores da malária e dengue


O Anopheles darlingi é um mosquito, hospedeiro e transmissor da malária e o principal vetor de malária no Brasil

De hoje (14) até domingo (18), o Laboratório de Malária Dengue da Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), estará realizando o "7º Curso - Implementação das estratégias de controle de vetor", em Manaus (AM). A abertura do evento está prevista para às 9h.O curso conta com a colaboração da pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz/RJ),Thania Virginia Guaycurus, bem como da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A atividade tem como principal objetivo o treinamento e a transferência de informações científicas aos participantes que desenvolvam ou tenham interesse em realizar trabalhos com vetores, doenças tropicais, microbiologia e produtos biotecnológicos, por exemplo o uso de bioinseticidas como alternativa no combate dos vetores. Além de gerar um fórum científico com tópicos informativos para os profissionais ligados a essas áreas. Para o coordenador do evento, o pesquisador do Inpa, Wanderli Pedro Tadei, o curso é essencial para estudantes e profissionais ligados à área de saúde. "É uma oportunidade ímpar para os estudantes. Eles estarão em contato com especialistas de renome internacional para esclarecer dúvidas quanto ao controle dos vetores da malária e da dengue. Já os profissionais terão oportunidade de discutir a problemática do controle biológico desses vetores. São informações muito importantes que serão abordadas nesse curso", explicou.

A programação inclui: seminários com abordagem voltada para os vetores de endemias tropicais; microbiologia básica; biotecnologia e biodiversidade; e biotecnologia. As aulas serão ministradas por especialistas nacionais e internacionais, e tem como público alvo: profissionais, professores e pesquisadores da área de saúde, meio ambiente e biotecnologia, assim como estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação. O evento conta com o apoio do Inpa, da Fiocruz, da Ufam, da Petrobras, da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), da Rede de Pesquisa CT-Petro Amazônia, da Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia (Piatam), da German Mosquito Control Association (KABS).

Serviço

7º Curso - Implementação das estratégias de controle de vetorDia/horário: de quarta-feira (14) a domingo (18), a partir das 9hLocal: Salões Nicolas e Donatello do Hotel da Vinci - Rua Belo Horizonte, 240 A – Adrianópolis, Manaus (AM)

Fonte: Inpa

Nenhum comentário: