terça-feira, 27 de novembro de 2007

Tecnologia de biodiesel é tema de debate em Brasília

Começou na manhã desta terça-feira (27), em Brasília, o 2º Congresso Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Entre as novidades desta edição estão o crescimento no número de inscritos, que totalizaram 750 pessoas, e a ampliação do envio de artigos técnicos (305). Para o ministro, o evento é uma excelente oportunidade para serem analisadas estratégias e o planejamento de ações soberanas a nível nacional. "Acredito que podemos promover, cada vez mais, uma articulação entre os resultados e a utilização concreta de novas rotas", afirmou Rezende. Ele também fez questão de salientar a importância da produção familiar e da Inclusão Social que o Programa Nacional do Biodiesel poderá propiciar.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), cerca de 100 mil agricultores já fazem parte do projeto, que está promovendo a consolidação do uso de novas oleaginosas e está presente em 42 fábricas, produzindo dois bilhões de litros por ano. Representando o MME, o diretor de Energias Renováveis, Ricardo Dornelles, frisou os valores negociados nos sete leilões promovidos pelo Governo Federal. Já o secretáro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Guilherme Henrique Pereira, disse que a pesquisa na área trará grande benefícios para o desenvolvimento. Ele também destacou a evolução da rede de tecnologia e da concretização de projetos com testes de motores em todo o País.
Testes Outro diferencial do Congresso é a apresentação, para a rede de pesquisadores e autoridades presentes, do primeiro grupo gerador do País com motor movido a biodiesel puro (B100). Além do grupo gerador a B100, estará em destaque também uma apresentação de testes com motores. Esse grupo gerador a B100 já alcançou êxitos, tendo sido lançado no mercado no final de outubro, com garantia de fábrica. As pesquisas foram desenvolvidas numa parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná e a empresa Maquigeral, com o apoio do MCT.

O Congresso faz parte do projeto de Consolidação da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, iniciado em 2005 pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCT). O evento segue até sexta-feira (29), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Programação e Informações no site www.2congresso.rbtb.abipti.org.br.

Fonte: MCT

Nenhum comentário: