sábado, 8 de dezembro de 2007

Europa: protestos pedem ação contra aquecimento

Milhares de manifestantes marcharam em Londres e Estocolmo no sábado pedindo que os governos em todo o mundo tomem medidas urgentes para lidar com o aquecimento global.
Carregando faixas com slogans como "corte o carbono, não as florestas" e "ações falam mais que palavras", manifestantes em Londres marcharam em meio à forte chuva e passaram pelo antigo Parlamento até chegar à embaixada dos Estados Unidos. Alguns carregavam foto do presidente norte-americano, George W. Bush, com as palavras "Procurado por crimes contra o planeta". Os EUA são o maior emissor de gás carbônico do mundo.

A polícia britânica disse que cerca de duas mil pessoas participaram do protesto. Organizadores disseram que eram sete mil. Na Suécia, a polícia informou que mil pessoas participaram da marcha em Estocolmo. "Eu nunca vi tanto gente em uma manifestação em Estocolmo", afirmou Susanna Ahlfors, 34 anos, que participou da marcha com seus dois filhos. "Se não fizermos nada agora, as coisas vão ficar realmente ruins. Eu estou preocupada com o futuro deles". As marchas em Londres e Estocolmo fazem parte de um total de 50 passeatas ao redor do mundo programadas para acontecer ao mesmo tempo em que é realizado um encontro de autoridades de meio-ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU) e ministros, na ilha de Bali, na Indonésia. No encontro da ONU, as autoridades discutem um sucessor para o protocolo de Kyoto, que prevê o corte nas emissões de carbono.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: