Considerado a energia do futuro, o biodiesel - combustível produzido com o uso de vegetais como a mamona, dendê, babaçu e girassol - é tecnicamente viável, pois reduz o consumo energético e pode ser fabricado em várias regiões do País.
A produção industrial do biodiesel vai possibilitar a inclusão da agricultura familiar no cultivo de matérias-primas que serão oferecidas aos produtores, permitindo a criação de novos empregos. Para planejar a participação dos agricultores no processo de produção do biodiesel, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceira com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realiza a oficina para a elaboração de um plano estratégico de “Inserção da Agricultura Familiar no Programa Nacional e Estadual de Produção e Uso de Biodiesel”. O objetivo central da oficina é desenvolver um plano estratégico, para os próximos 10 anos, fundamentado em sistemas agroflorestais, culturas de subsistência, silviculturas e criação de animais. O plano também vai priorizar a recuperação das áreas degradadas através do manejo dos recursos naturais, principalmente água e solo, assim como a viabilidade econômica dos projetos executivos e a repartição justa dos resultados entre os grupos beneficiários.
A oficina de planejamento está dividida em cinco grupos temáticos: "Ordenamento Territorial", "Novo Padrão de Financiamento", "Infra-Estrutura", "Produção Sustentável", "Pesquisa e Desenvolvimento – Inovação e Competitividade". Cada Instituição deverá participar dos grupos que discutem atividades já desenvolvidas por elas. O evento será coordenado por três técnicos indicados pelo MDA/ EMBRAPA/ Museu Goeldi, responsáveis em consolidar e elaborar a proposta final.
Serviço
Local: Museu Paraense Emílio Goeldi – Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira –
End: Av. Magalhães Barata, 376, em Belém (PA).
Data: 5 de dezembro de 2007
Horário: 8h30 às 17h30
Fonte: MCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário