quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Clima: Índia responsabiliza países industrializados

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, afirmou hoje que as nações industrializadas são responsáveis pela mudança climática e que é, portanto, dever delas reparar o dano, informou a agência indiana "PTI".

Presente no 95º Congresso de Ciência Indiano, realizado em Vishakhapatnam (sul da Índia), Singh disse que o mundo não deve seguir pelo caminho de desenvolvimento que destrói o meio ambiente, escolhido pelas nações desenvolvidas até agora. "Eles foram os principais responsáveis pelo que aconteceu e agora devem chamar para si a responsabilidade para reparar os danos", disse o primeiro-ministro na conferência. Singh afirmou que a Índia adotou uma "abordagem pró-ativa e pragmática" da questão ambiental e disse que o país não repetirá o modelo ocidental de "desperdício e industrialização nocivos ao meio ambiente".

O premiê propôs uma abordagem alternativa que leve em conta os recursos disponíveis e que não prejudique o meio ambiente. Ele completou dizendo que, para a concretização de sua proposta, é necessária uma cooperação em nível global, nacional e também local. Singh também anunciou que o governo está em processo de criação de um centro nacional para estudar a mudança climática. O meio ambiente tem tido um grande destaque na agenda do primeiro-ministro. Em julho de 2007, seu governo reflorestou cerca de 6 milhões de hectares de seu território como parte do programa "Índia Verde", um dos esforços do Executivo para combater os efeitos da mudança climática. Na reunião de ministros do Meio Ambiente da Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, realizado em Bali (Indonésia), em dezembro, a China e a Índia já conferiu ao Ocidente a responsabilidade pela mudança climática.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: