terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mineradora elimina CO2 com plantio de florestas

Roberto do Nascimento

A Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo, vai recuperar o manancial de águas do Barro Alto, cidade localizada a 230 quilômetros de Goiânia. "A área foi degradada pela ação da agricultura e será uma das principais ações ambientais da empresa", informa o especialista corporativo em meio ambiente da empresa, Marcelo Galo. Chamado de Projeto Aguação, envolve a comunidade na recuperação de áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica.

A empresa deve entrar também com um pedido de registro de seu projeto de reflorestamento na Organização das Nações Unidas (ONU) de remoção de dióxido de carbono (CO2), o principal gás causador do aquecimento global. "Identificamos várias ações dentro da empresa quer correspondem às exigências do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) definido no acordo mundial contra as mudanças climáticas, o Protocolo de Kyoto", disse. Galo prefere não falar em números e porcentagens de investimento em meio ambiente porque, segundo ele, as necessidades podem variar de um ano para outro e o fundamental é que sejam previstas e contempladas sempre que a situação exigir. "A cada três anos nosso plano é revisto e sempre que preciso fazemos novos provisionamentos para atender a situações específicas ou para a recuperação das minas esgotadas. Aliás, no caso das minas, o projeto nem começou e já temos o plano para quando for fechada."

Agora em janeiro, a Anglo American anunciou mais uma ação na direção da sustentabilidade, com o lançamento do Projeto Tailings, que recuperará o nióbio contido nos processos industriais de fosfatos para a produção de ferronióbio no município de Ouvidor. Com investimento de US$ 30 milhões, a expectativa é de ampliar em mais de 30% a produção de ferronióbio. Por ele, os rejeitos da operação de fosfatos, anteriormente descartados, serão tratados quando o projeto estiver implementado, em julho. O grupo tem operações nos cinco continentes (64 países), gera mais de 120 mil empregos diretos e tem projetos aprovados que somam US$ 6,2 bilhões. No Brasil, o Anglo American é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão, Codemin e Copebrás, com atuação nos Estados de Goiás (Catalão e Ouvidor, Niquelândia e Barro Alto) e São Paulo (Cubatão).

Fonte: DiárioNet

Nenhum comentário: