terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Kit mostra a qualidade do biogás


A Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está lançando um equipamento que ajudará os agricultores a conhecerem a qualidade do biogás gerado nas propriedades rurais.

O Kit Biogás, desenvolvido em parceria com a empresa Alfakit, de Florianópolis, tem como uma de suas principais características a fácil operação. “Medir a qualidade do gás é importante do ponto de vista econômico e ambiental”, afirma Aírton Kunz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves que desenvolveu o Kit Biogás. Os biodigestores são uma tecnologia há muito conhecida. O primeiro ciclo do biogás no Brasil aconteceu nos anos 80. Várias dificuldades, especialmente no que diz respeito aos materiais empregados nos biodigestores da época, fizeram com que o equipamento caísse em desuso até o início dos anos 2000.

A partir da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, em fevereiro de 2005, que regulamentou a venda no mercado internacional dos créditos de carbono, os biodigestores voltaram com toda a força. No caso da suinocultura, o biodigestor utiliza os dejetos gerados pelos animais para gerar um combustível renovável, que é reutilizado na propriedade para gerar calor ou energia elétrica. Assim, o produtor, além de tratar corretamente do ponto de vista ambiental os dejetos animais, ainda pode reduzir o custos na propriedade. Mas para que o biogás possa ser aproveitado de forma maximizada, o metano deve ter predominância de 70% ou mais do volume total de gases gerados. É exatamente essa informação que o Kit Biogás dá de forma rápida e eficiente.

De acordo com o pesquisador Aírton Kunz, as informações oferecidas pelo kit auxiliam o produtor de duas formas. Por um lado, permitem que o agricultor controle melhor o biodigestor, utilizando um gás de melhor qualidade. Por outro, subsidia consistentemente a inserção de biodigestores e outros processos anaeróbios no mercado de créditos de carbono. “Do ponto de vista do custo, há outro ganho importante. Antes, era preciso enviar o gás para um laboratório. Com o kit, é possível fazer a mesma análise com um custo cerca de 10 vezes menor para o produtor”, garante Aírton Kunz. O Kit Biogás será comercializado pela Alfakit e tem como uma de suas principais características a facilidade de operação. Cada kit vem acompanhado por um material e um vídeo que dão todas as informações necessárias para que o produtor possa compreender qual a situação do biogás gerado na propriedade e quais medidas de correção devem ser adotadas.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: