terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Palestra indica espécies para regeneração de matas ciliares

Na quinta-feira (31), os participantes do Show Rural Coopavel a ser realizado em Cascavel (PR), de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, poderão assistir, no auditório da Casa da Embrapa, a uma palestra sobre indicação de espécies para recuperação de matas ciliares no Estado do Paraná.
A palestra é resultado de pesquisas realizadas pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com Emater/PR, Iapar, IAP e Fetaep, que também geraram uma publicação com indicação de espécies e metodologias de trabalho.

As matas ciliares constituem Áreas de Preservação Permanente (APP) e, atualmente, grande parte está desmatada para abrigar lavouras e pastos. Desta maneira, o rio fica sem a proteção natural, colaborando para a degradação do ecossistema. Os trabalhos de Recuperação de Ecossistemas Degradados – RED têm, então, centrado esforços na recuperação destas APPs e também das áreas de Reserva Legal, sempre com o uso de espécies nativas. Além disso, a recuperação de tais áreas é alvo de legislação e os órgãos de fiscalização têm pressionado os produtores para que corrijam este tipo de erro em suas propriedades. No entanto, o trabalho de RED deve ser feito com planejamento e indicação correta de metodologia e espécies para serem utilizadas (quais espécies e como combiná-las).

Durante a palestra, os participantes poderão manipular herbários de campo para conhecer espécies nativas do Paraná e também vão conhecer a publicação “Espécies nativas recomendadas para recuperação ambiental no Estado do Paraná, em solos não degradados” que traz indicações sobre como realizar este tipo de trabalho de forma correta.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: