quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pará tem novo instituto de pesquisa

A produção de conhecimento no Pará ganhou um impulso na semana passada, com a instalação oficial do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) e a posse do seu primeiro presidente, Peter Mann de Toledo.

O órgão estratégico e especializado na produção de estudos e pesquisas socioeconômicas aplicadas foi recriado pelo governo do Estado após nove anos de sua extinção em 1999.
A cerimônia de instalação contou com a presença de representantes de instituições de ensino e pesquisa da região e de setores produtivos, e foi seguida de conferência magna do economista Francisco de Assis Costa, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), sobre “Conhecimento e desenvolvimento regional sustentável”. Também marcaram o evento o lançamento de edição especial da Revista de Estudos Paraenses e do site do novo instituto. Foram assinados convênios de cooperação técnica para recomposição da biblioteca do Idesp, dispersa com a extinção do órgão. Pelo convênio, o Banco do Estado do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi vão doar exemplares de publicações especializadas.

Para 2008, o Idesp conta com um orçamento de R$ 4 milhões e prevê a realização de concurso público para o preenchimento de mais de cem vagas. “A primeira tarefa que se coloca é o macrozoneamento econômico-ecológico, uma atividade que se iniciou no antigo instituto. É natural que voltemos a ter papel preponderante nesse processo, principalmente na tradução dos relatórios técnicos produzidos pela academia, sua disseminação e construção de documentos, com aplicação eficaz como políticas públicas”, disse Mann de Toledo.

Peter Mann de Toledo é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem graduação em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal do Paraná, é mestre em geociências e doutor em geologia. No Inpe, atuou na Coordenação de Observação da Terra e na chefia de gabinete da direção. Foi diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi de 1999 a 2004. Mais informações: www.idesp.pa.gov.br

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: