Um grupo de paleontólogos brasileiros anunciaram a descoberta de uma nova espécie de réptil pré-histórico voador na China e a teoria formulada a respeito da evolução deste grupo de animais, informou a agência O Dia nesta segunda-feira.
O fóssil, batizado de Nemicolopterus crypticus, foi apresentado hoje em uma conferência no Rio de Janeiro. A espécie teria vivido há cerca de 120 milhões de anos e tinha 30 cm de envergadura. Durante a apresentação, foram exibidas réplicas em tamanho real do fóssil descoberto, do esqueleto do pterossauro e sua reconstrução em vida. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Setor de Paleovertebrados do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional, do Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim, na China.
O estudo foi divulgado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), da National Academy of Sciences of the United States of America. Esta é a primeira vez que pesquisadores brasileiros publicam um artigo na revista.
Fonte: Redação Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário