quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Itu planta 30.550 árvores em 45 minutos

Roberto do Nascimento

A cidade de Itu, no interior de São Paulo, conhecida por suas ações exageradas (tem o maior telefone publico, faz as maiores pizzas, etc.) agora quer entrar para o livro dos recordes por uma causa nobre. Plantou nesta quarta-feira, em apenas 45 minutos, 30.550 árvores, superando de longe o recorde anterior, reivindicado pela cidade de Barueri, na Grande São Paulo, que em dezembro plantou 18,9 mil mudas em uma hora. A previsão é que a iniciativa reduza em de 1.100 toneladas por ano de gás carbônico na atmosfera, ou cerca de 100 toneladas de CO2 seqüestradas por hectare anualmente.

O projeto Itu Pela Vida.Plante Essa Idéia, faz parte das comemorações dos 398 anos da cidade, não por acaso administrada por um prefeito do Partido Verde, Herculano Passos Jr. Agora, o município quer fazer parte do Guinness Book, com o plantio do maior número de mudas de árvores em até uma hora. As mudas foram plantadas na região central da cidade e em um bairro rural chamado de Pirapitingui, por onde passa um córrego assoreado que vai até o município vizinho de Sorocaba.

A concentração dos 5 mil voluntários começou às 8 horas, sob a coordenação de especialistas em meio ambiente designados pela secretaria local do setor e, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, não será uma ação isolada, mas apenas uma das etapas para promover a cidadania e a responsabilidade social para com a causa ecológica. As 30,5 mil mudas ocupam cerca de sete hectares na central e quatro às margens do córrego Tapera Grande, em Pirapitingui. Têm cerca de 60 centímetros e são em grande parte exemplares de mata atlântica.

Fonte: DiárioNet

Nenhum comentário: