quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Prêmio José Reis abre inscrições

Os interessados deverão enviar os trabalhos ao CNPq até o dia 16 de maio
Iniciam-se hoje (12) as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2008. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) desde 1978, a iniciativa é destinada àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Jornalismo Científico, premiando o jornalista profissional que se destaque na difusão da ciência e tecnologia nos meios de comunicação de massa. “O que queremos com a essa categoria é que a população tome conhecimento do que é feito na ciência e tecnologia”, explica a chefe do Setor de Prêmios do CNPq, Rita de Cássia da Silva.Os profissionais interessados em se inscrever terão até o dia 16 de maio deste ano. Para participar deverão enviar ao CNPq, pelos Correios, o Currículo Lattes atualizado, uma cópia do registro de jornalista no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição.Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades: Associação Brasileira de Divulgação Científica, Associação Brasileira de Editores Científicos, Associação Brasileira de Jornalismo Científico e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O vencedor desta 28ª edição será agraciado com um diploma e premiação em dinheiro, no valor de R$ 10 mil. Além disso, irá participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na cidade de Campinas (SP), onde será a entrega do Prêmio.

O médico

O médico José Reis conseguiu aliar a carreira de pesquisador, de renome internacional, ao trabalho de explicar a ciência de modo didático nas páginas de jornais. Nascido no Rio de Janeiro em 1907, ele estudou na Faculdade Nacional de Medicina, situada na antiga capital brasileira e, em 1935, foi para o Rockefeller Institute, em Nova York (EUA), especializar-se em virologia.Como pesquisador, realizou diversos trabalhos em Ornipatologia, tornando-se especialista em doenças de aves. Exerceu, ainda, o cargo de diretor de Redação da Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) entre 1962 e 68. Em 1964 recebeu o Prêmio John R. Reitemeyer, concedido pela Sociedade Interamerica de Imprensa e União Panamericana de Imprensa, por seus trabalhos em Jornalismo Científico. E, em 1975, ganhou o Prêmio Kalinga, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), por seu trabalho de divulgação científica. No dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos, José Reis morreu, vítima de uma série de pneumonias. Ele manteve sua coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo até ser internado.

Mais informações na sede do CNPq (SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília – DF, CEP 70740-901) ou no email premios@cnpq.br. O regulamento na íntegra pode ser consultado aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq

Nenhum comentário: