segunda-feira, 24 de março de 2008

Convênio viabiliza início das pesquisas na Mata do Krambeck

Professores do Departamento de Botânica da UFJF recebem apoio da Hiper-Roll

O Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Henrique Duque, assinou, no final da manhã desta quarta-feira, um contrato com a empresa Hiper-Roll Embalagens Plásticas que vai viabilizar a realização do projeto de pesquisa "Diversidade Florística da Área de Proteção Ambiental Mata do Krambeck", coordenado pela professora do Departamento de Botânica, Fátima Salimena. "Nosso objetivo é estimular ações em defesa do meio ambiente", disse o Reitor da UFJF.

Os recursos repassados pela empresa serão investidos na compra de material permanente e de custeio, além de pagamento de bolsas de iniciação científica. Haverá ainda a doação de dois computadores para o herbário da UFJF. "Entendemos que temos um papel social a cumprir", afirma o diretor da empresa Paulo Machado, que assinou o documento em conjunto com a Gerente de Recursos Humanos, Rosângela Vidal. De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, professora Marta D'Agosto, a iniciativa da Hiper-Roll tem dois aspectos relevantes. O primeiro, pelo fato de estar apoiando pesquisa básica, sem interesse específico para sua linha de produção e, o outro, pelo fato de poder servir de estímulo a que outras empresas também se interessem pela proposta. O contrato é resultado de um encaminhamento realizado através do site FORDEPESq, mantido pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Segundo a professora Marta D'Agosto a proposta foi lançada aos pesquisadores para que apresentassem seus projetos e, assim, receber o investimento da empresa. Essa, esclarece a Pró-reitora, foi uma das ações pensadas com o objetivo de buscar parceiros na região para viabilizar o projeto de criação do jardim botânico. A parceria vai viabilizar ainda a troca de conhecimento entre a Universidade e a iniciativa privada. A solenidade contou ainda com as presença do Coordenador de Pesquisa, professor José Paulo Mendonça.

A pesquisa

Rosângela Vidal, Paulo Machado, Henrique Duque, Marta D'Agosto e José Paulo Mendonça
Com o apoio da empresa, a área coberta pela Mata do Krambeck, que estava envolvida em uma polêmica a respeito de seu desmatamento, vai se tornar um centro de pesquisas para a implantação de um Jardim Botânico. As pesquisas começarão com um estudo da flora local e, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Fátima Salimena, "o objetivo é conhecer as espécies de plantas que fazem parte da mata e destacar aquelas com maior interesse de preservação".

A professora salienta que a comissão já vem visitando o local para estudar a composição da mata e a viabilidade de tornar real a construção do Jardim Botânico. Para isso, conseguiram que a proprietária permitisse a visitação do local, além de uma licença do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que executa políticas florestais sustentáveis. Essas pesquisas serão financiadas pela Hiper-Roll, empresa de embalagens que sedimenta práticas de cunho social e ambiental.

A Mata do Krambeck é a maior reserva urbana privada de Mata Atlântica do mundo (29,9 hectares), com grande importância sócio-ambiental. Os benefícios de sua transformação em Jardim Botânico serão grandes, entre eles, a conservação de espécies da fauna e da flora, a criação de um espaço de lazer e a conscientização ambiental na cidade. Segundo Fátima essa é a primeira vez que uma empresa local ajuda a financiar um projeto. Além da professora Fátima Salimenta, ainda estão envolvidos no projeto, os professores do Departamento de Botânica da UFJF - Luiz Menini Neto, Daniel Pimenta e Andréa Luizi Ponzo, além dos bolsistas Felipe Souza e Sabrina Roman. A professora afirma que a iniciativa contribuirá também para a criação de uma disciplina de campo, que permitirá aos alunos um estudo mais prático. Outras informações: 2102-3224 / 3967

Fonte: UFJF

Nenhum comentário: