terça-feira, 25 de março de 2008

Projeto beneficia agricultores familiares de Minas Gerais

Os agricultores familiares das comunidades rurais de Carrancas (MG) serão os principais beneficiados do Projeto Estudo e Implantação Participativa de Tecnologias Permaculturais e Agroecológicas na Agricultura Familiar. O projeto de extensão universitária será lançado hoje (25), em Carrancas (MG). Participam do lançamento o diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, José Oswaldo Siqueira; o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniram Peraci; o secretário de Combate à Fome do Ministério de Desenvolvimento Social, Onaur Ruano; o gerente da Unidade Regional de Lavras da Emater, Marco Antônio Canestri; além de representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Com duração de 24 meses, o projeto é uma das 83 pesquisas aprovadas pelo edital do CNPq ( que selecionou propostas de extensão tecnológica inovadoras para agricultura familiar).

O apoio aos projetos é resultado de uma parceria entre o CNPq/MCT, Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), um investimento de R$ 13,2 milhões.O projeto é baseado nos princípios e éticas da permeacultura, da agroecologia e da extensão. Adota tecnologias e instrumentos inovadores de transformação e pretende assegurar a qualidade de vida das famílias, estimular e potencializar a produção de alimentos sadios, além de ampliar e qualificar a oferta de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) local.

Fonte:Assessoria de Comunicação Social do CNPq

Um comentário:

Anônimo disse...

E isso ai fabricio,o projeto envolve nao so a geracao de renda ao agricultor familiar e preservacao ambiental como tb forma-los como agente de desevolvimento local.
abraçao(jovens e produtores.Luciana