terça-feira, 25 de março de 2008

Seis ativistas do Greenpeace são detidos na Nova Zelândia

Seis ativistas do Greenpeace que tentaram impedir hoje que uma embarcação carregada de carvão zarpasse do porto neozelandês de Lyttelton foram detidas por ordem das autoridades portuárias, informa a imprensa local. Um porta-voz do Greenpeace afirmou que a ação foi um sucesso do ponto de vista de chamar a atenção internacional sobre o aumento do número de cargueiros de carvão e a atitude do Governo da Nova Zelândia, apesar de seu objetivo de evitar que a embarcação zarpasse ter fracassado.

O "Rainbow Warrior II", a embarcação do Greenpeace, participou da operação e se colocou em frente ao navio carregado com 60.000 toneladas de carvão pertencentes à empresa estatal neozelandesa Solid Energy. O Greenpeace realiza uma campanha internacional contra o aquecimento global, o que inclui a promoção do uso de energias limpas e a denúncia das que produzem o efeito estufa, como o carvão.

No dia 10 de julho de 1985, os serviços secretos franceses afundaram o primeiro "Rainbow Warrior" na baía de Auckland, antes de um protesto contra os testes nucleares que a França realizava nessa ilha do Pacífico sul.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: