quarta-feira, 9 de abril de 2008

Geradores de vapor de Angra 1 chegam à Central Nuclear

A instalação dos equipamentos produzidos pela Nuclep ocorrerá em setembro

Os novos geradores de vapor (GV) da Usina Angra 1, fabricados pela Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep/MCT), foram entregues nesta semana à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ). As duas unidades vão equipar a Usina Angra 1. Cada peça pesa 343 toneladas e mede 21 metros de comprimento, por 4,5m de diâmetro. Os geradores foram fabricadas na unidade da Nuclep, em Itaguaí (RJ), e começaram a ser transportadas no dia 1º de abril.

Uma carreta especial - com 12 eixos e 12 rodas em cada eixo - foi utilizada para transportar as unidades no trecho de quatro quilômetros que separa a fábrica do Terminal Marítimo da Nuclep. No local, os geradores foram colocados em uma balsa de 50m de comprimento e 16m de largura, que seguiu até a Central Nuclear. Foram investidos R$ 569 milhões na aquisição, análise de segurança, licenciamento, substituição e armazenamento das unidades. A previsão da Eletronuclear é iniciar, em setembro, os serviços de substituição dos dois geradores de vapor.

Os GVs são equipamentos responsáveis pela produção do vapor saturado seco para movimentar as turbinas geradoras de energia elétrica. A troca das peças em Angra 1, foi uma decisão da Eletronuclear, depois da identificação da predisposição para desgaste da liga metálica utilizada nos tubos dos equipamentos, o que exigia freqüentes testes de sua integridade. O mesmo problema também foi encontrado em outras usinas nucleares no mundo. Oitenta e cinco delas já realizaram substituições semelhantes e, até 2011, outras 20 usinas, incluindo Angra 1, farão a troca destes equipamentos. A instalação dos novos equipamentos levará cerca de quatro meses de trabalho ininterrupto. Com a Usina desligada, será feita uma abertura provisória na parede do edifício do reator, por onde sairão os antigos GVs e entrarão os novos. Dispositivos especiais serão utilizados para o içamento e transporte destes equipamentos.

Os antigos GVs serão armazenados, de maneira segura, no Depósito Inicial dos Geradores de Vapor, no próprio sítio da Central Nuclear, em Angra dos Reis. O local reunirá condições ambientais adequadas e, por estar próximo da usina, oferecerá facilidade e segurança para o transporte.Em preparação para a substituição dos dois GVs, Angra 1 está realizando uma parada programada, tendo sido desligada do Sistema Elétrico Brasileiro no dia 16 de fevereiro, com previsão de retorno à operação no próximo dia 16 de abril. Neste período, os técnicos da Eletronuclear estão realizando a instalação de estruturas temporárias, além de medições, marcações, verificações nos equipamentos e, adicionalmente, a inspeção dos GVs em operação.

Fonte: Eletronuclear

Nenhum comentário: